Aliviar o Stress


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Dez formas de relaxar.

Independente da rotina diária habitual, da profissão que temos ou mesmo do nosso estado civil e familiar, acabamos por estar sempre sujeito a um nível de stress relativamente elevado, resultado dos tempos agitados que vivemos hoje em dia. Apesar dos conhecidos malefícios desta doença do século XXI, a verdade é que existem formas de controlar este estado.
 
1. Exercite-se. Se escolher uma actividade de que gosta, verá que esta será uma boa forma de descarregar as energias negativas e recarregar baterias e Para além do tradicional ginásio, pode optar por actividades como andar a pé, trabalhos domésticos, dança, entre outras.

2. Alimente-se convenientemente. Procure melhorar a sua dieta, com refeições equilibradas e eliminando alimentos demasiado "pesados" como os enchidos, fritos e afins. Evite almoçar de pé.

3. Deixe o tabaco e o álcool. Ao contrário do que possa pensar, os efeitos do tabaco e álcool são prejudiciais e não o ajudam a combater o stress, mesmo que aparentemente o "acalmem". Opte por um chá, ou por um sumo natural, muito mais revigorantes e saudáveis.

4. Relaxe. Desenvolva algumas técnicas de relaxamento, que possa praticar no local de trabalho. Feche os olhos, e respire devagar e pausadamente, por exemplo.

5. Não passe muito tempo sentado. Tente levantar-se frequentemente, nem que seja para só para mudar de posição. Também ajuda fazer alguns exercícios de alongamento. Pode por exemplo, espreguiçar-se… Apesar de não ser muito bonito, sabe muito bem!

6. Aprenda a dizer "NÂO". Querermos corresponder a todas as expectativas que têm a nosso respeito, pode ser um "fardo" muito pesado. Quando um pedido lhe parecer exagerado, ou simplesmente não tiver tempo para tal, diga "não".

7. Reserve tempo para si. Dedique algum tempo do seu dia a desenvolver alguma actividade de que gosta, como ler, pintar, fazer jardinagem… Pode sempre utilizar a hora de almoço para estar com alguns amigos, ou fazer umas compras.

8. Aprenda a gerir o seu tempo. Distinga o que tem de ser feito, do que deve ser feito, e "desvalorize" as actividades pouco importantes.

9. Organize-se. A falta de organização é uma causa importante para a ocorrência de stress. Planeie o seu dia, e defina objectivos alcançáveis.

10. Procure dormir bem. O sono é um dos mais eficazes meios para aliviar o stress. Faça refeições leves ao jantar e deite-se cedo, sem televisão ligada nem muita luz no quarto.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego